13 Out 2022
De acordo com a Associação Brasileira do Varejo, as vendas devem ter um aumento de 12% no segundo semestre de 2022
As perspectivas para o segundo semestre desse ano são ainda maiores se comparadas ao primeiro semestre, pois inclui ocassiões promissoras para o aumento das vendas, como Dia das Crianças, Halloween, Copa do Mundo, Black Friday, Natal e Ano Novo.
Essas datas comemorativas geralmente aquecem o setor e o evento esportivo historicamente mexe muito com a população. A Associação Brasileira do Varejo (ABV) afirmou que a previsão é de alta de 12% no segundo semestre deste ano, em relação à primeira metade de 2022.
Com o fim da pandemia e a volta do funcionamento pleno da economia, a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), mais recente aponta avanço no volume de vendas de móveis e eletrodomésticos (2,3%), tecidos, vestuário e calçados (1,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,4%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,1%).
Se Prepare
Os lojistas devem se programar para as campanhas de vendas para a Copa do Mundo (a partir de 20/10), Black Friday (25/10) e festas de final de ano. Para isso, é preciso estar atento para questões alteradas durante a pandemia, como novos hábitos de consumo; experiência e jornada de compra; integração das plataformas digitais e local físico; além de mudanças da jornada de compra.
Existe ainda a expectativa que a Copa do Mundo possa trazer um aumento de vendas, considerando principalmente os artigos esportivos e eletrônicos, o que poderia melhorar o resultado em direção aos R$170 bolhões.
Cada data tem suas características próprias, então as promoções devem ser pensadas para atingir diversos públicos. Opções de parcelamento e logística de entrega rápida nas vendas virtuais também devem constar desse planejamento.
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